top of page

Minha Abordagem

A psicanálise, para além de um tratamento, fornece uma visão, um tipo lente de leitura do ser humano, seus comportamentos e sofrimentos, sejam eles patológicos ou não. A prática da psicanálise mostra que o indivíduo é dotado e determinado por um inconsciente. Afirmar que o inconsciente nos determina pode ser radical e até estranho, mas não significa que nada podemos fazer em relação a isso. É a partir do processo da terapia psicanalítica que podemos encontrar meios singulares de lidar com esse estranho que nos constitui.

Para isso, é preciso de um espaço seguro e sem julgamentos, no qual se pode falar livremente —para alguém qualificado a ouvir — sobre nossas histórias, experiências, desejos, medos, preocupações, comportamentos, manias ou tudo aquilo que nos faz sofrer. Esse processo constante de dizer, ser ouvido e, principalmente, ouvir-se é terapêutico e possibilita a elaboração psíquica e a construção de formas mais leves de existir.

Portanto, a psicanálise trata de inúmeras questões e é indicada em diversos casos, como: Transtornos de ansiedade, Transtorno do Pânico, Transtorno depressivo, Transtorno obsessivo-compulsivo, Fobias, Transtornos de personalidade, Traumas, Luto, questões LGBTQIAP+, questões no relacionamento, sofrimento emocional relacionado à saúde física, necessidade de autoconhecimento, sofrimentos devido a contextos de migração, entre outros.

bottom of page